A partir de uma reflexão sobre como o desenvolvimento tecnológico provoca um processo de mudança em curso, tanto no Brasil, quanto no exterior, a presente pesquisa busca investigar o âmbito de exercício profissional do jornalista, a partir de uma análise sobre a inter-relação entre práticas pedagógicas e profissionais. Quais competências e habilidades são requeridas? Como tais fatores tem reflexos no processo de formação do estudante? Partindo de uma análise situada na interseção entre mercado e universidade, a pesquisa baseia-se em um trabalho de categorização com objetivo de investigar as rotas entre as oportunidades de trabalho e a formação profissional do jornalista brasileiro. Em diálogo com a revisão teórica de pesquisas recentes que investigam o fenômeno das mudanças estruturais no jornalismo, constatamos que as Tecnologias da Informação e Comunicação (TICs) são utilizadas para a construção de novos cenários e para o exercício de competências calcadas em práticas profissionais num contexto em profunda mutação.