Coordenação

 

Coordenador

 

Fábio Henrique Pereira é professor do Departamento de Jornalismo e do Programa de Pós-graduação da Universidade de Brasília. É doutor em Comunicação pela UnB, com estágio de pós-doutoramento da Univesité de Rennes 1. É pesquisador associado aos seguintes laboratórios: Arènes (França), Lapij e ReSIC (Université Libre de Bruxelles, Bélgica) e Cricis (Université du Québec à Montréal, Canadá). Especialista em identidade profissional no jornalismo, é autor do livro Os Jornalistas-intelectuais no Brasil (Summus, 2011), além de vários artigos e capítulos de livro. É editor-executivo da Brazilian Journalism Research e coeditor da revista científica internacional Sur le Journalisme.

 

Projetos de Pesquisa: Mundo Social e Jornalismo - Carreiras dos Jornalistas On-line - Comparação das Jurisprudências sobre os jornalistas - Uma identidade jornalística transnacional?

 

Acesse o Currículo Lattes do Pesquisador

 

 

 

 

 

Vice-coordenadora

 

 

Ana Carolina Kalume Maranhão é doutora em Comunicação pela Universidade de Brasília (2014), Mestre em Comunicação pela Universidade de Brasília (2008). Realizou especialização em Bioética pela Cátedra Unesco de Bioética da Universidade de Brasília (2004). É professora da Faculdade de Comunicação, da UnB e professora colaboradora do Programa de Pós-Graduação em Design da UnB. É autora do livro O Jornalista Brasileiro: Convergência e Mudança provocada pelas Tecnologias da Informação e Comunicação (Editora UnB e FAC Livros, 2017). Desenvolve pesquisas sobre Comunicação, Tecnologias da Informação e Comunicação e Educação, a partir de novas metodologias de aprendizagem. Atua na área de Comunicação, com ênfase em Produção de Conteúdo, Estratégias e Processos Comunicacionais, Sistemas de Comunicação, Educação e PBL. 

 

Projeto de Pesquisa: Comparação das Jurisprudências sobre os jornalistas - Mercado e Universidade

 

Acesse o Currículo Lattes da Pesquisadora

 

 

 

 

 

Pesquisadores associados

 

 

No Brasil

 

 

Patrícia Lima é doutoranda do programa de pós-graduação em jornalismo (PPGJOR) da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), mestre em comunicação e culturas midiáticas pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB) e jornalista. É coordenadora dos cursos de jornalismo, publicidade e propaganda do Centro Universitário Estácio de Brasília e ministra nos mesmo cursos as disciplinas de teorias do comunicação, práticas de jornalismo multimídia, mídia digitais, técnicas de pesquisa e apuração jornalística entre outras. Atua nas áreas de pesquisa com concentração em sociologia profissional e construção de identidade jornalística e jornalismo de dados.

 

Projeto de Pesquisa: O Jornalista multimídia - Mundo Social e Jornalismo

 

Acesse o Currículo Lattes da Pesquisadora

 

 

 

Gabriela Meneses é jornalista da Universidade Federal do Cariri (UFCA), em Juazeiro do Norte-CE e mestra em Comunicação no Programa de Pós-graduação em Comunicação da Universidade de Brasília (UnB), na linha de Jornalismo e Sociedade. Autora da dissertação "O jornalista nas universidades federais brasileiras: identidade, ideologias e negociações", defendida em dezembro de 2019. Possui graduação em Comunicação Social - habilitação em Jornalismo - pela Universidade Federal do Ceará (UFC) - e especialização em Comunicação e Jornalismo do Centro Universitário de Araraquara (Uniara), em São Paulo. Atuou em redação de jornal impresso (jornal O POVO, Fortaleza-CE), assessoria de comunicação (Tribunal de Justiça do Ceará), TV universitária (TV UFMA - Universidade Federal do Maranhão) e gestão do setor de comunicação (coordenadora de Jornalismo  Institucional, da Diretoria de Comunicação, da UFCA).

 

Acesse o Currículo Lattes da Pesquisadora

 

Projeto de Pesquisa: O jornalista nas universidades federais brasileiras

 

 

 

Samária Araújo de Andrade é doutoranda em Comunicação pela Universidade de Brasília (UnB). É mestra e graduada em Comunicação pela Universidade Federal do Piauí (UFPI). É Professora e Pesquisadora da Universidade Estadual do Piauí (UESPI), no curso de Jornalismo. Jornalista e membro do conselho editorial da Revista Revestrés (ISSN 2238.8478). É autora do livro Jornalismo em mutação: estudo sobre a produção de conteúdo na fase do capitalismo avançado (EDUFPI, 2015). Coordena o grupo de pesquisa Observa – Observatório do Jornalismo (UESPI), e integra o Grupo de pesquisa Comum (UFPI). 

 

Acesse o Currículo Lattes da Pesquisadora

 

Projeto de Pesquisa: Mídia Ninja, engajamento e emoção 

 

 

 

Mariana Fagundes é especialista em regulação na área de Mídia Digital na Anatel. Doutoranda em Poder e Processos Comunicacionais na Faculdade de Comunicação da Universidade de Brasília. Mestra em Jornalismo e Sociedade pela UnB (2017). Especialista em Marketing e Mídia Digital pela FGV (2020). Graduada em Comunicação, com habilitação em jornalismo, também pela UnB (2013). Pesquisa midiativismo feminista, ativismo digital e político e as relações dos públicos com conteúdos disseminados via mídias sociais. Faz parte do grupo de pesquisa Madalenas em Ação, que busca compreender a participação das mídias na representação das mulheres. É colaboradora do Observatório Internacional Estudantil da Informação, uma parceria entre a UnB e a Universidade do Quebec em Trois-Rivières (UQTR), no Canadá, iniciativa que desenvolve produtos de educação para a mídia.

 

Acesse o Currículo Lattes da Pesquisadora

 

Projeto de Pesquisa: Midiativismo feminista, um mundo social derivado do jornalismo: motivações e formas de cooperação de atrizes que contribuem com essas mídias

 

 

No Exterior

 

 

Denis Ruellan é professor na Sorbonne Université (França), diretor adjunto da l’Ecole des hautes études en sciences de l’information et de la communication – Celsa. Ele é corresponsável das relações internacionais e pesquisador membro do laboratório GRIPIC, além de pesquisador associado à unidade mista de pesquisa CNRS Arènes. Ruellan é ainda coeditor da revista científica internacional Sur le journalisme – About journalism – Sobre jornalismo. Publicou recentemente os seguintes livros:  Le Cam, F., Ruellan, D., Emotions de journalistes. Sel et sens du métier, Presses universitaires de Grenoble, 2017; Ruellan, D., Le journalisme défendu. Modèles de l'action syndicale, Presses universitaires de Rennes, 2014; Ruellan, D., Nous, journalistes. Déontologie et identité, Presses universitaires de Grenoble, 2011


Acesse o Currículo Lattes do Pesquisador

 

Projeto de Pesquisa: Repórteres de guerra: gostos e custos - Vietnã, transformações da guerra e do jornalismo

 

 

 

 

 

Florence Le Cam ocupa a Cátedra de Jornalismo no Departamento de Ciências da Informação e da Comunicação da Université libre de Bruxelles, Bélgica. Seus interesses de pesquisa incluem as identidades profissionais dos jornalistas, a história do jornalismo e como essa história é desafiada pelas inovações contemporâneas. Ela é coeditora da revista científica internacional Sur le journalisme – About journalism – Sobre jornalismo.E publicou recentemente, com Denis Ruellan o livro Emotions de journalistes (Presses universitaires de Grenoble, 2017).

 

Acesse o Currículo Lattes da Pesquisadora

 

Acesso as produções da pesquisadora na plataforma e-difusion (Bélgica)

 

Projeto de Pesquisa: Comparação das Jurisprudências sobre os jornalistas - Uma identidade jornalística transnacional?

 

 

 

 

Joël Langonné é doutor em Comunicação pela Université de Rennes 1 (França), engenheiro de pesquisa no GIS-Marsouin e integrante do laboratório Arènes (Université de Rennes 1). Em suas pesquisas pós-doutorais, busca descrever a mídia noticiosa, em período mais longo, como objetos plásticos e coletivos, trabalhados por um conjunto bastante diverso de presença no mundo, que se exprime ao longo de um continuum na produção da informação.

 

Acesse o Currículo Lattes do Pesquisador

 

Projeto de Pesquisa: Mundo Social e Jornalismo