Este projeto propõe um programa de pesquisa comparativo com o objetivo de analisar a carreira dos jornalistas online na Europa, América Latina e América do Norte. Propõe uma alternativa à tradição de pesquisa anglo-saxão em estudos comparativos em jornalismo, geralmente focada em uma abordagem quantitativa e num tipo ideal de jornalista, baseado no modelo norte-americano/Ocidental. Busca-se, nesse sentido, trabalhar e desenvolver conceitos teóricos oriundos da Escola de Chicago – particularmente os estudos sobre sociologia profissional e organizacional – aplicados no estudo das identidades e das práticas dos jornalistas online. Para realizar esta pesquisa, serão conduzidas entrevistas semiestruturadas com jornalistas que atuem em redações online da Europa (Bélgica, França, Portugal), América Latina (Argentina,  Brasil) e América do Norte (Canadá). As entrevistas compõem uma estratégia de triangulação metodológica que pretende ainda analisa textos e documentos com o objetivo de identificar os discursos e imaginários sobre o jornalismo, bem como dados e estatísticas sobre o perfil dos jornalistas nesses diferentes contextos nacionais. Este programa de pesquisa busca trabalhar com uma abordagem diacrônica e comparativa para entender as mudanças na identidade jornalística levando em consideração quatro dimensões analíticas principais: 1) O lugar ocupado pelas redações online nos sistemas midiáticos nacionais; 2) A profissionalização e a construção da identidade jornalística, incluindo o papel do Estado, dos sindicatos, da formação universitária e do espaço midiático de cada país; 3) A estrutura das carreiras profissionais e do mercado de trabalho; 4) A circulação de imaginários sobre a internet e a forma como os dispositivos tecnológicos foram apropriados em cada caso estudado.