O projeto busca construir reflexão sobre a aplicação da perspectiva interacionista de mundo social aos estudos sobre jornalismo. Segundo essa abordagem, os atores sociais estão engajados em atividades coletivas baseadas em redes de cooperação e organizadas por meio de um sistema de convenções. Essa perspectiva é um convite para analisar o jornalismo como uma atividade coletiva em que atores, próximos ou distantes, intervêm no processo de produção, circulação e consumo da informação. Trata-se de dar inteligibilidade às maneiras de fazer, às identidades em presença, aos cruzamentos entre mundos, às cooperações e às negociações. Nesse contexto, propomos uma pesquisa coletiva que busque articular três grandes eixos de investigação empírica que têm como referencial teórico a perspectiva dos mundos do jornalismo. O primeiro analisa as modalidades de cooperação entre jornalistas e outros atores que participam do mundo social – particularmente designers e profissionais de Tecnologias de Informação (TI) – no desenvolvimento da prática do jornalismo de dados no Brasil e na França. O segundo, analisa a evolução dos mundos do jornalismo. Nesse eixo, inscreve-se um trabalho em curso cuja pretensão é desenvolver uma sócio-história do jornalismo on-line (2001-2015) em quatro espaços nacionais Bélgica, Brasil, França e Québec. Finalmente, o terceiro eixo se dedica e entender como a identidade jornalística é construída ao longo das trajetórias individuais por meio de um estudo sobre as carreiras dos jornalistas on-line de seis países: Argentina, Bélgica, Brasil, Canadá, França e Portugal. Este projeto busca não só a viabilização e realização das pesquisas previstas nesses eixos mas, paralelemente, a construção de um referencial teórico-conceitual que vá além de uma simples transposição de preceitos da sociologia beckeriana aplicados ao jornalismo. A intenção é definir e operacionalizar uma abordagem em termos dos mundos do jornalismo.